quarta-feira, 6 de maio de 2009

O papel do satélite nas comunicações

O satélite nas comunicações, serve como como receptor e emissor de mensagens entre locais fora de linha de vista.
Um satélite de comunicações funciona como um repetidor, o qual recebe sinais modulados numa determinada frequência e retransmite-os numa outra, de uma forma amplificada.
Uma estação em terra foca o satélite e irradia para o espaço sinais, mais ou menos potentes, dependendo da distância que os separa e do volume de informações que esse sinal comporta.
O satélite em órbita processa esses sinais e devolve-os à Terra onde milhões de receptores a milhares de quilómetros de distâncias os pode receber.
Um sistema básico para emissões via satélite consiste numa antena parabólica de tamanho entre 2,5 e 12,5 metros de diâmetro, um sistema que vai automaticamente enviar e receber os sinais do satélite e vice-versa e também um sistema de controlo remoto do sinal trabalhado ainda no satélite. Todo o processo de transmissão via satélite em si não é muito complicado quando entendemos que o conjunto funciona por partes.Todo o sistema é grande na visão macro da coisa, mas em si, é muito compreensivel e até simples demais para o que vem a ser o resultado que produz. Todo o sistema de radiodifusão de sinais de rádio ou televisão consiste em trabalhar muito bem o sinal de áudio-video gerado num estúdio e fazer com que seja enviado para um satélite que irá então reencaminhá-lo para outros destinos.
É desta forma que podemos acompanhar transmissões nacionais com notícias geradas numa região, ou receber programas de rádio ou televisor do exterior.
Um único satélite pode comportar vários canais de operação, ou seja, transmitir dezenas de sinais que são recebidos ao mesmo tempo, e vice-versa, muitas vezes ouvimos falar em conexões via satélite que são feitas para incrementar um telejornal ou programa de rádio, estas emissoras utilizam normalmente o termo " like " para definir que este sistema está a ser usado e quando falamos de satélite, é justamente um destes canais que está a ser utilizado para receber e emitir os sinais da emissora ao mesmo tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário